Ilha da Madeira

Mudas. Museu de Arte contemporânea da Madeira

Mudas. Museu de Arte contemporânea da Madeira

Mudas. Museu de Arte contemporânea da Madeira


Uma viagem pela Madeira até ao Mudas. Museu de Arte contemporânea da Madeira. Comecemos pela deslumbrante paisagem natural da Calheta, tal como ela pode ser desfruta- da a partir da localização privilegiada. Nenhum centro cultural em Portugal e muito poucos no mundo oferecem ao visitante uma tão emocionante experiência da paisagem. Uma paisagem declinada de acordo com uma suave harmonia entre a montanha, a rocha, as terras, as árvores, o mar e o céu que parecem ter-se organizado de propósito para acolher e abraçar o novo centro.

Museu de Arte contemporânea da Madeira
O Arquitecto Paulo David fundiu a beleza natural da colina, com a inspiração criativa do homem, dando origem a um espaço imponente e belo, geometricamente rigoroso e atractivo, fundamentalmente para aqueles que o visitam. Esta nova janela de cultura abriu, definitivamente, a Madeira ao mundo e acaba por ilustrar a perfeita simbiose que deve sempre existir entre o paisagem bonita e o funcionalmente adequado. Com espaços interiores amplos e orientados para proporcionar a perspectiva deslumbrante que é a vista sobre o mar e as encostas circundantes, o edifício sugestiona um ambiente relaxante e harmonioso que é, de por si, digno de visita´.

Terraço do Mudas. Museu de Arte contemporânea da Madeira
Há uma importância nítida que é dada ao sentido da visão em todo o edifício, não só ele é rasgado por janelas que se abrem sobre a paisagem imponente, misturando se na própria apreciação das obras de arte. Há por todo o lado varandas, escadas e galerias que cruzam as diferentes salas umas nas outras. Estão representados artistas como Joaquim Rodrigo, António Areal, Helena Almeida, José Escada, Manuel Baptista, Nuno de Siqueira e Artur Rosa, com obras dos anos 60, seguidos de um conjunto vasto de artistas com obras dos anos 80 e sobretudo anos 90.

Paisagem Mudas. Museu de Arte contemporânea da Madeira

A premiada Casa das Mudas


O Centro de Artes projetado por Paulo David para a cidade da Calheta, recebe a exposição permanente a colecção de arte contemporânea da Madeira. Ao mesmo tempo, altera o seu nome. Fica agora a chamar-se Mudas. Museu de Arte contemporânea da Madeira. O Mudas vale seguramente uma visita a sua arquitetura e a forma como se integra na paisagem envolvente valeu-lhe a nomeação para o prémio europeu de arquitetura contemporânea Mies van der Rohe (2005). Internacionalmente premiado, com a medalha Alvar Aalto (2012)


Vídeo Mudas. Museu de Arte contemporânea da Madeira


Contato:

MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira
Estrada Simão Gonçalves da Câmara nº 37
9370-139 Calheta - Ilha da Madeira
Telefone: (+351) 291 820 900
E-mail: mudas@gov-madeira.pt
Horário de Funcionamento:
Ter.a Dom. das 10h00 - 17h00
Encerrado à segunda-feira e feriados
Preço: normal 4€; seniores e jovens1€, grátis estudantes, reformados
Site: MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira
Agenda Cultural 2017

About rikinno

Com tecnologia do Blogger.