Eventos

Festas de Carnaval da Madeira

Festas de Carnaval da Madeira

As Festas de Carnaval da Madeira é conhecido como um dos melhores da Europa.


São dois principais desfiles que são muito diferentes de um para o outro. O desfile alegórico, que sempre acontece no sábado, é mais sofisticado dos dois. Numerosos Samba Grupos com milhares de participantes Trajes magníficos e coloridos dançam ao sabor da música de samba pelas ruas do Funchal, espalhando um ambiente evocando a do Carnaval do Rio. O segundo desfile, chamado Trapalhão, é mais antigo e ocorrer em toda a ilha da Madeira, agora ele Inunda as ruas do centro da cidade com emocionante alegria em Terça-feira Gorda, terminando o Festas de Carnaval da Madeira. Qualquer um pode participar neste desfile e às vezes bastante ousado os costumes e caricaturas representadas são deixadas á própria imaginação dos participantes.


Carnaval na Ilha da Madeira

O Turismo da Madeira já está a promover as Festas de Carnaval da Madeira, que este ano é comemorado lá mais para o final de Fevereiro, com a reedição das tradicionais celebrações do Entrudo, a Festa dos Compadres em Santana e o Cortejo Trapalhão no Funchal.

Como sempre, o grande destaque vai para o grande cortejo alegórico que tornará a reunir mais de um milhar de foliões pelas ruas do Funchal, mais precisamente na noite do dia 25 de Fevereiro.

Cortejo alegórico e Trapalhão


No Funchal, a época carnavalesca realiza-se de 22 a 1 de Março, tendo os seus pontos altos nos dias 25 e 28 com o grande cortejo alegórico que se realiza pelas 21 horas sob varias temáticas este ano vai ser o Mundo da fantasia e o Trapalhão que vai para à rua às 16 horas, respectivamente. Tratam-se de dois eventos que costumam arrastar muitas pessoas até à baixa do Funchal.

Cortejo Trapalhão Madeira

Festa dos Compadres


De 16 a 23, o concelho de Santana está no centro das atenções com a tradicional ‘Festa dos Compadres’ que marca a abertura da época de Carnaval na Madeira, uma tradição popular com mais de 50 anos celebrada com grande entusiasmo naquele município. Trata-se de um desfilhe conhecido pela sua originalidade, marcado pelas suas divertidas figuras gigantes que desfilam pelas principais ruas desta cidade, terminando com o julgamento público do ‘Compadre’ e da ‘Comadre’, onde a ironia e a crítica social são a tónica dominante. O evento tem o seu apogeu no dia 19, pelas 14 horas, com o cortejo folião e o ‘Julgamento dos Compadres’.

Bares, Discotecas e Hotéis


As Festas de Carnaval da Madeira, durante noites os bares e discotecas aquecem e apostam em trazer grandes artistas conhecidos do grande público, adequados às noites temáticas que os bares no Funchal e toda a Ilha da Madeira começam a se  promover a partir do dia 24 de Fevereiro. As Festas de Carnaval da Madeira, sempre foi vivido com grande entusiasmo, com os tradicionais "mascarados" de rua que se disfarçavam com roupas velhas e pintavam a face com ferrugem, e os bailes privados, realizados nos clubes locais, cujos foliões usavam verdadeiros disfarces inspirados em temáticas diversas.

Festas de Carnaval da Madeira

Com o crescimento da indústria hoteleira, a partir dos anos 70, os bailes que se faziam nos clubes, passam a ser organizados pelas unidades hoteleiras de luxo, como o Reid's Palace e o Savoy.
Nos finais dos anos 70 os festejos de Carnaval ganham um cunho oficial e vêm para a rua com um novo formato e organização, caminhando a passos largos para o atual cartaz turístico, internacionalmente reconhecido como Festas de Carnaval da Madeira. A Direção Regional do Turismo passou a organizar os cortejos Alegórico e Trapalhão.

Vídeo Festas de Carnaval da Madeira

About rikinno

Com tecnologia do Blogger.