Floresta Laurissilva Ilha da Madeira

Floresta Laurissilva Ilha da Madeira

Laurissilva Ilha da Madeira

A floresta Laurissilva é detentora de um vasto e rico Património Natural que para além de pertencer a todos os Madeirenses é Património da Humanidade. Esta é uma das razões essenciais para visitar a Madeira, e admirar este peculiar ecossistema.





Esta floresta é um tesouro de inestimável valor cuja área de distribuição abrange, aproximadamente, 15000 hectares da Ilha da Madeira e está quase na totalidade incluída no Parque Natural da Madeira. É considerada uma Relíquia do Terciário albergando seres vivos que existem desde esse Período e outros que evoluíram desde então até aos nossos dias.

Trata-se de uma floresta que possui uma enorme biodiversidade, com destaque para as espécies da flora e da fauna. Nos diferentes estratos de vegetação existe uma elevada percentagem de endemismos exclusivos do Arquipélago da Madeira e outros comuns aos Arquipélagos Macaronésicos.


A sua composição faunística é particularmente rica em vertebrados e invertebrados, destacando-se no primeiro grupo duas raras espécies de morcegos e aves, tais como o Pombo trocaz, o Tentilhão e o Bis-bis, e realçando no grupo dos invertebrados um elevado número de endemismos, principalmente ao nível dos insectos e dos moluscos terrestres.

Nesta floresta a água é uma presença constante, sendo mesmo conhecida por “floresta produtora de água”, na medida em que a conjugação dos seus múltiplos constituintes contribui para o equilíbrio hídrico essencial à vida e ao devir colectivo do ecossistema, da Ilha da Madeira e do próprio Homem.


Uma maior aproximação com a Laurissilva, de modo a nos ajudar à sua redescoberta e nos responsabilizar para a tarefa colectiva da sua protecção. Constatando que, em pleno século XXI, a Região Autónoma da Madeira possui a maior e mais bem conservada área deste tipo de floresta Laurissilva no Mundo, é urgente e necessário alertar para a preservação e conservação deste Património único.


A floresta Laurissilva tem uma origem...


Que remonta ao período Miocénio e Pliocénio da época Terciária, há cerca de 20 milhões de anos. Nessa altura, cobria vastas áreas no sul da Europa e da Bacia do Mediterrâneo. No início do Quaternário, com as glaciações na Europa o clima sofreu um gradual arrefecimento. Simultaneamente, ocorreu uma alteração climática no norte de África tornando esta região mais árida. Estes factores promoveram um processo de regressão e, consequentemente, a extinção desta floresta em latitudes superiores.


O seu nome, Laurissilva?


Resulta da conjunção de dois termos do Latim laurus e silva que significam, respectivamente, loureiro e floresta. Trata-se de uma mancha florestal em que as árvores mais dominantes pertencem à família das lauráceas. Biodiversidade da floresta Laurissilva da Madeira, reconhecida ao mais alto nível internacional com o galardão de Património Mundial Natural, assim como muito mais há que ser investigado de modo a se aprofundar o conhecimento sobre a mesma.

About rikinno

Com tecnologia do Blogger.