Ilha da Madeira

Jardim Tropical Monte Palace Madeira


Galardoado nacional e internacionalmente, com distinções como Best Places To Visit, Tripadvisor “Certificado de Excelência” European Best Destinations um dos treze Jardins Botânicos mais bonitos do Mundo, segundo a conceituada revista Condé Nast Traveler.


Jardim Tropical Monte Palace

O Jardim Tropical Monte Palace continua a desenvolver os seus espaços e recantos, tornando-o ainda mais atrativo, a cada visita e também a cada visitante, de forma a complementar e a valorizar os galardões com os quais tem sido agraciado ao longo dos anos.

O Jardim Tropical Monte Palace alberga uma abundante colecção de plantas exóticas, provenientes de todo mundo, juntamente com cisnes e patos, que povoam a lagoa central, pavões e galinhas, que circulam livremente nas restantes áreas do Jardim. Rodeado de um verde de pureza e tranquilidade, favorável ao relaxamento e reflexão, o jardim oferece um espectáculo natural, onde os actores principais são as centenas de árvores, os lagos cheios de peixes Koi, as plantas e flores das mais variadas espécies e origens, as esculturas e os azulejos dos vários períodos, que dão ao local um carácter que é ao mesmo tempo acolhedor e de grande beleza.

O Museu Monte Palace é um espaço expositivo com três galerias. Duas estão contempladas com escultura sendo que outra alberga uma colecção de minerais provenientes dos quatro cantos do Mundo.


A exposição intitulada “Paixão Africana” mostra parte de uma colecção de escultura contemporânea do Zimbabué compreendida entre 1966 e 1969. Estão expostas mais de 1000 esculturas distribuídas em dois pisos do Museu, sendo que a um corresponde uma apresentação individualizada dos artistas e a outro a recriação do ambiente em que estas peças foram criadas e expostas originariamente.

Exposição Paixão Africana

“Segredos da Mãe Natureza” apresenta parte de uma colecção de minerais provenientes na sua maioria do Brasil, Portugal, África do Sul, Zâmbia, Peru, Argentina e América do Norte. Nesta exposição estão patentes cerca de 700 amostras dispostas em cavidades, que tentam simular ambiente de formação dos minerais nas profundezas do nosso planeta.

Exposição Segredos da Mãe Natureza

Uma das características mais interessantes do Jardim Tropical Monte Palace é a existência de uma grande colecção de painéis de azulejos colocados ao longo dos passeios. Adquiridos por José Berardo, esta colecção é considerada uma das maiores e ricas colecções do país, agrupando exemplares híspano dos séc. XV e XVI até painéis contemporâneos.

Colecção de painéis de azulejos

Entre outros trabalhos encontra-se estátuas em mármore do séc. XVIII, várias brasões em pedra do séc. XVI, estátuas de bronze do séc. XX, e um busto do Imperador Adriano em mármore. O visitante pode também encontrar quatro anjos esculpidos em granito, que representam quatro dos cinco sentidos: o cheiro, a vista, o ouvido e o gosto.

Os Portugueses no Oriente durante 200 anos. Os dois jardins orientais são uma tentativa de recriar essa cultura, ligada ao Budismo, com o seu respeito pela Natureza e os seus elementos simbólicos bastante demarcados.


Jardim Oriental Jardim Tropical Monte Palace

À entrada do Jardim Oriental, há dois cães de Fó, em mármore, animais míticos do Oriente geralmente encontrados nas entradas dos templos, actuando como guardiões. Nas suas bocas entreabertas encontra-se uma bola móvel que, de acordo com a crença chinesa, dá boa sorte àqueles que lhe derem uma volta completa.


Para além destes, o visitante pode também observar esculturas Budistas, tais como, um dragão em mármore rodeado por crianças representando a fertilidade, bancos de pedra com decorações orientais e várias lanternas também em pedra.

Passear ao longo dos passeios do jardim, aventurando-se para dentro do verde que o cobre e contrasta com o vasto colorido das flores. A Baía do Funchal em anfiteatro, a seus pés, é uma experiência inesquecível.

Vídeo Jardim Tropical Monte Palace


Como visitar Jardim Tropical Monte Palace

Todos os dias
Horário de Visita do Jardim: 9.30 às 18.00 horas.
Horário de Visita do Museu: 10.00 às 16.30 horas.
Telef: +351 291 780 800
Preço: Adultos 12,50 Euros
Crianças com menos de 15 Anos: Entrada gratuita, quando acompanhadas por adultos.

About rikinno

Com tecnologia do Blogger.