Eventos

Museu da Família Teixeira Madeira

Museu da Família Teixeira Faja da Murta

Uma viagem até uma pequena aldeia de Faja da Murta à uma mini aldeia muito especial construída como um museu da família Teixeira. Esta família originou-se da aldeia, tanto a mãe como o pai.

Anaclet Teixeira de Freitas, teve a ideia de construir uma aldeia especial desenhada pela Disney para abrigar todas as memórias e pintura e fotos da família como um museu. Entre eles, a família construiu esta vila com casas, uma capela, uma sala de jogos e até mesmo uma adega para fazer seu próprio vinho.


Capela de Nossa Senhora de Fátima

Há uma árvore genealógica de família incrível, resultado de uma longa e apurada investigação que permitiu a reconstituição da árvore genealógica desde 1653. Um árduo trabalho que Anaclet atribuiu a dois advogados, para assegurar o maior rigor possível, e que só ficou concluído após 6 anos de intensa pesquisa. É emocionante ver todos os cuidados amorosos que tiveram nesta exposição.

A adega, preparanda para a colheita de vindima no início de Setembro, temos uma amostra do vinho do ano passado e, eventualmente é totalmente gratuito e memorável.

A adega Museu da Família Teixeira

Um jardim, bonito, enfeitado por 20 palmeiras trazidas do Egipto, e onde pontifica a Capela de Nossa Senhora de Fátima com a sua imponente torre e até um coreto. Da torre sobressaem o sino e o relógio gigantes que vão marcando o ritmo daquele pacato lugar, interrompendo à hora certa o som relaxante da água a escorrer pela ribeira.

Um deslumbre de cartas, de imagens, de objetos e de fotografias cada compartimento da casa relata mil e uma histórias. Memórias simples em que muitas famílias se revêem, sempre interligadas com o bom e o menos bom da emigração. São 13 mil fotografias devidamente emolduradas e legenda-das para que a memória não se esqueça de cada um daqueles protagonistas.

13 mil Fotografias Museu da Família Teixeira

Importância histórica e cultural deste espaço e reconhecemos que é um precioso legado histórico não só para a freguesia do Faial, mas fundamentalmente para a preservação da memória histórica do fenómeno da emigração na Região Autónoma da Madeira.

O Museu da Família Teixeira é fruto dessa viagem e de uma promessa. É um tributo por parte de um filho aos seus pais, Albino Teixeira e Conceição Caires, a uma história familiar e a uma aventura retratados através de um trajeto repleto de memórias. Uma homenagem fruto de um amor profundo pela sua família e pela sua terra, por parte do Sr. Anaclet Teixeira de Freitas.

Museu da Família Teixeira Madeira

Ainda que não partilhemos laços de sangue nem apelidos, ao sair do Museu da Família Teixeira sentimos que um pouco da nossa história familiar está lá. Foram 13 anos a projectar aquela mini-aldeia que, vista de cima num dos miradouros da Estrada Regional 103, mais parece um acolhedor presépio rodeado pela ribeira que nasce.

 Vídeo Museu Familia Teixeira

 

Museu da Família Teixeira está aberto ao público de terça-feira a domingo das 9:00 às 19:00 e a entrada é grátis.

Contatos:
(+351) 962 574 102 - Gorete Fernandes
(+351) 962 460 354 - Armindo Vieira
Site: Museu da Família Teixeira

About rikinno

Com tecnologia do Blogger.