Levadas e Caminhos Pedestres

Vereda do Areeiro PR1 Madeira

Vereda do Areeiro PR1 Madeira

Esta caminhada liga os picos mais altos da ilha da Madeira, o Pico Ruivo (1862 m), o Pico das Torres (1851 m) e o Pico do Areeiro (1817 m), atravessando parte da zona montanhosa central, um sítio da rede Natura 2000. Começando no Pico do Areeiro, depois de uma curta distância chegamos ao Ninho da Manta. Este é o local de reprodução dos petréis de Zino (Pterodroma madeira), uma ave endémica na ilha da Madeira.


Vereda do Areeiro PR1

Para chegar ao Pico Ruivo, devemos percorrer o Pico das Torres por um declive íngreme de degraus esculpidos na rocha e descer. A parte mais difícil desta caminhada é a subida final ao abrigo no Pico Ruivo. Perto do abrigo do Pico Ruivo encontra-se a percurso PR 1.2 que conduz à Achada do Teixeira. Na Achada do Teixeira podemos ver o "Homem em Pé", uma formação rochosa de basalto que pode ser encontrada na encosta, depois de passar o abrigo Achada do Teixeira.


Caraterísticas Vereda do Areeiro PR1


Vereda do Areeiro PR1 é uma caminhada de montanha, exige alguma preparação física e resistência dos caminhantes, que se deparam com muitas subidas e descidas. No entanto, o esforço exigido é compensado pelas vistas magnificas.


Dificuldade: Moderada
Distância: 7 km / 5,6 km
Duração: 3h00 / 3h30
Ponto mais alto: 1862 m
Ponto mais baixo: 1542 m
Início: Miradouro do Pico do Areeiro
Fim: Pico Ruivo
Autocarros 56 | 103 | 138 + 30 minutos de carro


Recomendações para a caminhada Vereda do Areeiro PR1


Não esquecer são 3h para ir e 3h para voltar, não recomendo esta caminhada Vereda do Pico Ruivo PR1 para fazer com crianças porque é um pouco exigente fisicamente. Calçado adequado, bordão/bastão, importante comecem cedo a caminhada, vista roupas quentes, leve uma boa lanterna, a lanterna dos telemóveis não é boa para os túneis e água potável, alguma comida, esta caminhada pode ser realizada sem guia mas é necessário precaução.


Vídeo Vereda do Areeiro PR1

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.