Levada das 25 fontes levada do risco PR6

Levada das 25 fontes levada do risco PR6, PR6.1

Levada das 25 fontes

O trilho PR 6.1 acompanha a Levada do Risco, a 1000 m de altitude, levando o caminhante a uma impressionante queda de água, que cai na vertical formando um risco na rocha. Se descer ao PR 6, poderá visitar a Lagoa das 25 Fontes, formada pelas águas que descem do Paúl da Serra onde poderá contar mais de 25 fontes. 


Levada das 25 fontes

As paisagens profundas permitem uma descida inspiradora até ao início da levada, sendo que à medida que se aproxima a frequência de Floresta Laurissilva intensifica-se.A esta cota predomina o Urzal de Altitude (Erica arborea e  Erica scoparia ssp maderensis) e a Uveira da Serra (Vaccinium padifolium). Também se destaca a presença do raro Mocano da Serra (Pittosporum coriaceum). Estas espécies integram a floresta Laurissilva da Madeira, classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO.

Levada das 25 fontes

A Levada das 25 Fontes e a Levada do Risco são duas levadas praticamente paralelas que têm como destino a Central Hidroelétrica da Calheta, sendo que, até à zona do Risco, correspondem a cenários idênticos do ponto de vista paisagístico e florístico, existindo no entanto, muitas particularidades em cada uma delas, como é o caso das quedas de água e dos muitos ângulos de visualização das profundas paisagens. As duas levadas recolhem as águas dos afluentes da Ribeira Grande e vão alimentar a central hidroelétrica da Calheta, seguindo depois para rega de campos agrícolas .Acede-se aos dois trilhos pela estrada regional E.R. 110 e descendo depois até à casa de abrigo do Rabaçal. Os trilhos seguem por duas levadas paralelas, localizadas a diferentes cotas.

Levada das 25 fontes

Caraterísticas Levada das 25 fontes levada do risco PR6, PR6.1

Grau de Dificuldade: Médio Distância: 4,6 km (+ 4,6 km de regresso)
Duração: 3h
Altitude máxima:1290 m
Altitude mínima:  900 m
Início: E.R.110 (Rabaçal, Paúl da Serra)
Fim: E.R.110 (Rabaçal, Paúl da Serra)
Acesso: Apenas por automóvel
Mapa

Recomendações para a caminhada Levada das 25 fontes levada do risco PR6, PR6.1

O passeio PR 6 poderá provocar vertigens. Leve agasalho e água. Apesar de corresponder a um percurso que salvaguarda com varandins os pontos mais sensíveis, tenha sempre em atenção para não se apoiar nos mesmos, quando dar passagem a alguns caminhantes.

Como Chegar Levada das 25 fontes levada do risco PR6, PR6.1

Deve seguir na Via Rápida (VR1) em direção à Ribeira Brava. Na Ribeira Brava, siga pela Via Expresso (VE3) em direção à Ponta do Sol e Calheta. Na chegada à vila do Arco da Calheta, na rotunda, siga pela 1ª saída em direção à Estrada Regional (E.R.222). No sítio do Loreto siga a sinalização até ao Rabaçal. O percurso encontra-se à direita.

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.