levada do caldeirão verde PR9

levada do caldeirão verde PR9

levada do caldeirão verde PR9

Esta levada, que constitui uma impressionante obra de arte, construída no séc. XVIII, inicia-se no Parque Florestal das Queimadas e desenrola-se ao longo da esplanada da Levada do Caldeirão Verde, a 980 m de altitude, no concelho de Santana.


levada do caldeirão verde PR9

Construída para fins agrícolas, a levada conduz o caminhante até ao interior do vale profundo da Ribeira de São Jorge, oferecendo espetaculares cenários da orografia do interior da ilha e do engenho do homem. Há poucas palavras para descrever a beleza deslumbrante deste local, Caminhada suave, seguindo sempre um curso de água com muito pouca inclinação até a uma das nascentes, o caldeirão verde. O percurso é feito todo dentro da mágica Floresta Laurissilva, com vista para vales, cascatas, lagoas.
levada do caldeirão verde PR9

Ao longo do passeio irá encontrar excelentes exemplares de Criptomérias elegantes (Cryptomeria japonica), Faias Europeias (Fagus sylvatica), Cedros da Madeira (Juniperus cedrus), Folhados (Clethra arborea), Uveira da Serra (Vaccinium padifolium), Pau Branco (Picconia excelsa), Urzes centenárias (Erica scoparia), entre outras espécies. Quanto à avifauna indígena, poderá avistar o Tentilhão (Frigilla coelebs madeirensis), o Bis-bis (Regulus ignicapillus madeirensis) ou o Pombo Trocaz (Columba trocaz trocaz), entre outros.

levada do caldeirão verde PR9

Percorridos os 4 túneis do percurso, o Caldeirão Verde surge à esquerda da levada. Para chegar ao lago do Caldeirão Verde, que é formado pela água projetada verticalmente do leito do ribeiro a uma altura de cerca de 100 metros, basta subir alguns metros pelo seu leito. É impossível ficar indiferente às paisagens que se vê nesta levada. Quedas de água,falésias verdes, riachos e um final lindo de cortar a respiração.


Caraterísticas levada do caldeirão verde PR9


Grau de Dificuldade: Médio
Distância: 6,5 km (+ 6,5 km de regresso)
Duração: 5h30
Altitude máxima: 980 m
Altitude mínima: 890 m
Início: Parque Forestal de Queimadas
Fim: Parque Forestal de Queimadas
Acesso: Autocarros 56|103|138 + 20 minutos de automóvel.
Mapa

Recomendações para a levada do caldeirão verde PR9


Leve agasalho, calçado antiderrapante, lanterna para os túneis e água para beber, comer. Aconselho calçado confortável e roupa impermeável, há zonas em que cai água. Aconselho fazer logo de manha cedo.

levada do caldeirão verde PR9

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.