levada do furado

levada do furado PR10

levada do furado PR10


Esta levada, com início no Ribeiro Frio, é uma das mais antigas levadas públicas, adquirida pelo Estado para irrigar os campos agrícolas do Porto da Cruz. Este trilho, que corre ao longo de uma cota de 860 m de altitude, termina com uma descida até à Portela.



levada do furado PR10

No início do passeio, o caminhante deverá acompanhar a esplanada da Levada da Serra do Faial até à casa de divisão de águas, descendo depois até à zona dos Lamaceiros. O percurso acaba no miradouro da Portela, no concelho de Machico.

levada do furado PR10

Ao longo desta levada podemos contemplar algumas das espécies da floresta natural da ilha - a Floresta Laurissilva, nomeadamente o Loureiro (Laurus novocanariensis), o Folhado (Clethra arborea), o Til (Ocotea foetens) ou a Orquídea da Serra (Dactylorhiza foliosa).

levada do furado PR10

Também é possível avistar o pequeno Bis-bis (Regulus ignicapillus madeirensis) e o destemido Tentilhão (Fringilla coelebs madeirensis). Com sorte, poderá encontrar o Pombo Trocaz (Columba Trocaz), espécie endémica da Madeira.

levada do furado PR10

Caraterísticas levada do furado PR10


Grau de Dificuldade: Médio
Distância: 11 km
Duração: 5h
Altitude máxima: 870 m
Altitude mínima: 520 m
Início: E.R. 303 (Ribeiro Frio)
Fim: E.R. 102 (Portela)
Acesso: Autocarros 56|103|138
Mapa

Recomendações para a levada do furado PR10


Perigo de vertigens. Existência de túneis, leve lanterna. O piso pode estar escorregadio, leve calçado antiderrapante, água para beber, comer.

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.