Levadas e Caminhos Pedestres

Vereda da Ponta de São Lourenço PR8

Ponta de S. Lourenço

O trilho percorre a Ponta de S. Lourenço, península mais a este da ilha da Madeira, batizada com o nome da caravela de João Gonçalves de Zarco, um dos três descobridores da ilha da Madeira. Esta península, de origem vulcânica, é composta pelo ilhéu da Cevada ou dos Desembarcadouros, e o ilhéu da Ponta de S. Lourenço. No horizonte, a sul distinguem-se as Ilhas Desertas e a norte a “Ilha Dourada” do Porto Santo.


Ponta de S. Lourenço

A partir do “muro de pedra da Baía d’Abra”, toda a área pertence ao Governo Regional, integrando o Parque Natural da Madeira. A península está classificada de reserva natural parcial e o ilhéu do Desembarcadouro de reserva natural integral, sendo que ambos integram a rede europeia de sítios de importância comunitária - Rede Natura 2000.

Ponta de S. Lourenço

O clima semiárido e a exposição aos ventos do norte determinam o desenvolvimento de vegetação rasteira e a ausência de árvores, diferindo aqui a paisagem da do resto da ilha. Dela faz parte um amplo espólio de plantas endémicas, exclusivas da ilha da Madeira. Ao nível da fauna, destaca-se uma das maiores colónias de Gaivotas (Larus cachinnans atlantis), além de uma série de outras aves. Na linha do horizonte apresentam-se, a Sul, as ilhas Desertas e, a Norte, a ilha do Porto Santo. Depois de alguns quilómetros, desça até a beira-mar e desfrute do sossego e frescura do mar azul-turquesa do sul. Aproveite para dar um mergulho e regressar mais fresco e leve. Bom passeio.

Ponta de S. Lourenço

 

Caraterísticas Vereda da Ponta de São Lourenço PR8

Grau de Dificuldade: Médio
Distância: 4 km (+ 4 km de regresso)
Duração: 2h30
Altitude máxima: 77 m
Altitude mínima: 5 m Início e
Fim: E.R. 109 (Baía d’Abra - Caniçal)
Acesso: Autocarro 113 - Caniçal
Mapa

Recomendações para a Vereda da Ponta de São Lourenço PR8

Não se aproxime demasiado da falésia, pois são muitos os locais onde o solo não é seguro. Leve água.

Ponta de S. Lourenço

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.