Levadas e Caminhos Pedestres

Vereda dos Balcões PR11

Vereda dos Balcões PR11

Com início no Ribeiro Frio, na Estrada Regional 103, este pequeno trilho segue a Levada da Serra do Faial, dando acesso ao miradouro dos Balcões e às vistas sobre o vale da Ribeira da Metade e da freguesia do Faial.



Vereda dos Balcões PR11

No miradouro dos Balcões deparar-se-á com um esplêndido cenário coberto pelos vales verdejantes da Floresta Laurissilva, floresta indígena da Madeira que assume a sua importância no ecossistema como “produtora” de água.

Vereda dos Balcões PR11

Ao longo desta levada predominam variadas espécies endémicas, como Loureiros (Laurus novocanariensis), Vinháticos (Persea indica) ou Orquídeas da Serra (Dactylorhiza foliosa) e árvores exóticas, como os Carvalhos (Quercus robur) e os Plátanos (Platanus x acreifolia). Ao passear poderá também avistar aves como o Bis-bis (Regulus ignicapillus madeirensis), o Tentilhão (Frigilla coelebs madeirensis), a Manta (Buteo buteo harterti) ou o raríssimo Pombo Trocaz (Columba trocaz). Em dias de boa visibilidade, poderá avistar a Cordilheira Central e os picos mais altos da Madeira, o Pico Ruivo, o Pico do Areeiro, o Pico Gato e o Pico das Torres.

Vereda dos Balcões PR11


Caraterísticas Vereda dos Balcões PR11


Grau de Dificuldade: Muito Fácil
Distância: 1,5 km (+ 1,5 km de regresso)
Duração: 1h30
Altitude máxima: 860 m
Altitude mínima: 830 m
Início: E.R. 103 (Ribeiro Frio)
Fim: E.R. 103 (Ribeiro Frio)
Acesso:  Autocarros 56|103|13
Mapa

Recomendações para a Vereda dos Balcões PR11


O piso pode estar escorregadio, leve calçado antiderrapante.

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.