Levada dos Cedros PR14

Levada dos Cedros PR14


Este espetacular trilho tem início no Fanal, no planalto do Paúl da Serra, e atravessa a floresta Laurissilva. Com início na Estrada Regional 209, junto à zona do Fanal e acompanhando a Levada dos Cedros, este passeio dá acesso à freguesia da Ribeira da Janela através da ligação ao PR 15 - Vereda da Ribeira da Janela.

Levada dos Cedros PR14

A Levada dos Cedros, os sons, ora comuns ora misteriosos, despertam-nos para a azáfama da vida diurna e nocturna dos seres vivos que a constituem,nos impelindo para a descoberta da micro e macrofauna e do meio ambiente. Na magnífica zona do Fanal, pequena caldeira vulcânica de uma beleza rara, encontrará centenários bosques de Tis (Ocotea foetens).

A Levada dos Cedros, construída no século XVII, tem a sua origem nos afloramentos hídricos do Lombo do Cedro, a 1000 metros de altitude. Ao percorrer esta levada encontrará algumas das seguintes espécies indígenas: Tis (Ocotea foetens), Folhados (Clethra foetens), Loureiros (Laurus Nova canariensis), Vinháticos (Persea indica) ou Uveira da Serra (Vaccinium padifolium).

Levada dos Cedros PR14

A Levada dos Cedros PR14 desde a sua origem, o traçado desta levada desenvolve-se sempre pela encosta inclinada da margem direita da Ribeira da Janela até ao sítio da Entrosa, para depois ir em direção a norte, até atingir o seu termo no Curral Falso.

Levada dos Cedros PR14

Caraterísticas Levada dos Cedros PR14


Grau de Dificuldade: Médio
Distância: 5,8 km
Duração: 3h
Altitude máxima: 1130 m
Altitude mínima: 840 m
Início: E.R. 209 (Fanal)
Fim: E.R. 209 (Curral Falso)
Acesso: Apenas por automóvel.
Mapa

About rikinno

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.